terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Farofa e Tender


As duas receitas de farofa para seu assado.
Farofa
Farofa
100 gr de bacon  picado(s) finamente
100 gr de linguiça calabresa defumada  picado(s) finamente
2 colher(es) (sopa) de manteiga
1 unidade(s) de cebola picada(s)
3 xícara(s) (chá) de farinha de mandioca crua
quanto baste de sal
Cheiro Verde
2 unidade(s) de ovo cozido(s)
OU
Substitua a linguiça pelos miudos que vem no Perú ou Chester ( esses miudos tem que ser cozidos antes de colocar na farofa)

Preparo:
Numa panela de tamanho adequado à quantidade, coloque o bacon picado para fritar sem óleo (o bacon já tem sua gordura). Acrescente a calabresa na panela. Quando estiver dourado, junte a manteiga e a cebola picada e refogue por alguns minutos, até que a cebola esteja transparente. Tempere com sal a gosto. Junte a farinha de mandioca e mantenha no fogo, mexendo bem até que a farinha uma coloração típica da farofa (dourada).Um pouco antes de tirar do fogo, junte a salsa e mexa por mais um minuto, com cuidado para não deixar queimar a farinha. Retire do fogo, junte os ovos picados e cheiro verde.

Importante: Se for congelar a farofa, não coloque os ovos cozidos antes de levá-lo ao freezer, pois os ovos perdem a textura e sabor, ficando a parecer borrachinhas . Deixe para colocá-los na hora de servir, quando aquecer.


OUTRA OPÇÃO DE FAROFA

Farofa

Ingredientes
100 gr de bacon picado(s) finamente
2 colher(es) (sopa) de manteiga
1 unidade(s) de cebola picada(s)
3 xícara(s) (chá) de farinha de mandioca crua
quanto baste de sal
3 fatias de Abacaxi ( tirar o miolo) cortados em cubos
50 gr. de uvas passas branca sem semente
1 pimentão vermelho sem pele cortado pequeno
1 pessego em calda cortado em cubos
2 bananas cortada em rodelas finas
Cheiro Verde

Preparo:

Numa frigideira grande e funda, coloque o bacon picado para fritar sem óleo (o bacon já tem sua gordura)e o pimentão. Acrescente as frutas. Quando estiver dourado, junte a manteiga e a cebola picada e refogue por alguns minutos, até que a cebola esteja transparente. Tempere com sal a gosto. Junte a farinha de mandioca e mantenha no fogo, mexendo bem até que a farinha uma coloração típica da farofa (dourada).Um pouco antes de tirar do fogo, junte a salsa e mexa por mais um minuto, com cuidado para não deixar queimar a farinha. Retire do fogo, junte e cheiro verde.

Farofa é uma mistura muito boa, única e é um acompanhamento para carnes assadas,bem típica do brasileiro.

E falando de Mistura, hoje em dia as pessoas não estão mais querendo se misturar com as outras, coloca defeito
em todos e em tudo e sempre com preconceitos, mas falam sempre em Amor ao Próximo.
Jesus, se misturava com todas as pessoas e podemos ver uma passagem da Bíblia  que um samaritano que estava de viagem, socorreu um homem que tinha sido assaltado e lhe roubaram tudo e deixou-o no chão com muitos ferimentos e quase morto.
Pois, passou um sacerdote viu, e passou pelo outro lado da rua, passou um levita e também fez o mesmo, mas o samaritano se compadeceu dele. Cuidou de seus ferimentos, leveou-o para uma hospedaria.
Depois,ainda deixou para o dono da hospedaria dinheiro para pagar sua estadia. Nessa passagem Jesus nos ensina a amar o nosso próximo como esse samaritano ( judeu odiava samaritano), e muitas vezes passamos por alguém ferido, com fome, amargurado,sem visão de futuro,ou porque não gostamos de nos misturar com esse ou aquele e atravessamos a rua, porque sempre estamos correndo, porque fazemos poco caso daquele que necessita. Quando nós servimos pessoas estamos agradando a Deus. Quem é o seu próximo? pode ser alguém ocasional, como aquele homem. Leia, medite nessa palavra Lucas 10:25-37.

Agora, tenho uma receita básica de Tender,
Tender Californiano
Ingredientes
1 tender bolinha de 1,2 kg
3 colheres ( sopa) glucose de milho ( Karo)
1/2 litro de suco de laranja
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
2 colheres (sopa) de raspas de laranja picada
cravos-da-índia
4 pessegos em calda
100 gr de damasco

Modo de Preparo
Com uma faca, quadricule a parte de cima do tender, colocar o suco de laranja e a mostarda por pelo menos 4 horas (o ideal é ficar de um dia para o outro). Ajeite o tender em um refratário, passe a glucose de milho, coloque os cravos em cada X do corte, coloque um pouco da marinada e leve ao forno preaquecido (160ºC) por 40 minutos, coberto por papel alumínio. De vez em quando, regue o tender com o caldo que se formar no fundo. Quando falatar uns 10 minutos para tirar do forno, retire o papel alumínio e deixe dourar. Tire do forno, fatie o tender e arrume-o em um prato. Enfeite com pêssegos e os damascos.
Cozinhe por uns 15 minutos o damasco em água até amolecer ( reservar esta calda para colocar no tender).

Nenhum comentário:

Postar um comentário