quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Risoto de Abóbora e Manga Flambada

Ahh, aproveito para deixar aqui meus agradecimentos, a todos que passaram por aqui esse ano, que comentaram e que me apoiaram. E quero desejar um 2011 repleto de alegrias, realizações, sonhos, uma mesa farta de alimentos e o mais  importante  é que nunca falte o alimento espiritual " JESUS" em vossos lares.

..mais dicas para sua decoração para o Ano Novo.
Azul da cor do céu
Toda Branca
Dando uma volta pelo mercado municipal em Barcelona, La Boqueria, encontrei muitas variedades de frutas e pensei: para a ceia de Ano Novo com um clima quente, o ideal é abusar das frutas. Faça uma bela mesa e aproveite as mais belas e saborosas frutas que temos no Brasil para decorar sua mesa.




Risoto de Abóbora
Ingredientes:

100 gr de manteiga
1 cebola
300 gr de abóbora
1/2 copo de vinho branco seco
400 gr de arroz tipo arborio                                                        
100 gr de queijo tipo parmesão
1 litro de caldo de vegetais (frescos e da época)

Preparo
Cozinhar a abóbora por 10 minutos(reserve o caldo), passar pelo triturador e reservar. Em uma frigideira funda e media, frite a cebola bem picada  com 50 gr de manteiga, depois de bem dourada, agregar o arroz, mexer bem e em seguida colocar o vinho branco e um copo de caldo de legumes e deixe cozinhar por 10 minutos. Passado esse processo colocar a abóbora triturada junto com o arroz e acrescentar o restante do caldo de legumes e deixar cozinhar por 20 minutos. Quando faltar dois minutos para o final, coloque o restante da manteiga (50 gr) o queijo parmesão, desligar o fogo e mexer bem. Deixar descansar por dois minutos.

Nota: Utilize a água do cozimento da abóbora para cozinhar os outros legumes para fazer o caldo. Vou deixar a foto da abóbora, porque cada lugar tem a sua qualidade, tente usar uma qualidade que se aproxima mais da nossa abóbora japonesa. 


Bem, não poderia faltar a sobremesa e essa é super simples de fazer.

Manga Flambada

Ingredientes:

Meia manga tommy
Suco de duas laranjas
6 unidades de tiras de casca de laranja
Uma colher e meia (chá) de cravo
Um quarto colher (chá) de canela
Duas colheres (chá) de pimenta rosa
Meia colher (sopa) de açúcar
30 gramas de manteiga
Cinco colheres (sobremesa) de mel
Folhas de hortelã
1cálice de licor ( cointreau ou qualquer licor que aproxime de sabor laranja)

Modo de preparo:
Em uma frigideira coloque a manteiga com o cravo, tiras de casca de laranja para dourar, corte a manga em fatias não muito fina e coloque na frigideira e em seguida o cálice de licor e flambe.Colocar o restante dos ingredientes até formar uma calda ligeiramente densa em fogo baixo e ferva por três minutos. Coe a calda e sirva a manga com uma bola de sorvete de creme como acompanhamento. Decore o prato com pimenta rosa e hortelã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário