domingo, 9 de janeiro de 2011

Valle de Boí e sua Gastronomia


Um pequeno tour pela Espanha, começando pelo Pirineos e também um pouco de sua gastronomia. Valle de Boí é um conjunto de vales e serras que está situado na comarca de Alto Ribagorza, na província de Lleida, no Pirineo Catalán e que forma o município mais extenso com quase 220 km quadrados de superficie. A altitude de Valle de Boí supera os 1100 metros. Valle de Boí consta de 11 povoados que juntos somam menos de 1100 habitantes. A variedade de paisagem  é grande, o Parque Nacional d'Aiguestortes e Estany de Saint Mauricio superam os três mil metros de altura. São mais de 200 lagos das mais distintas formas e cores. As atividades de aventura e esportes tem um excelente espaço na estação de esqui de Boi Taull Resort. Suas pistas são desenhadas em um único sentido com seus espaços bem delimitados. Sua gastronomia é rica em carnes ( cordeiro,coelho e vaca e embutidos etc..), sopas de montanha ( escudella)  bem consumida pelos esportistas quando acabam de esquiar, super saborosa. Os doces caseiros e queijos são de sonhar, quase todos levam mel e amêndoas.
Vista de Boí

Caminho para a pista


Um dos lagos

Águas que descem das montanhas

A butifarra com alubias (en catalán botifarra amb mongetes) é um embutido fresco (linguinça) composto de carne picada de porco condimentada com sal, pimenta e a vezes outros tipos de especiarias e é originário de Catalunya. É um prato simples de fazer. No Brasil temos o feijão branco que é bem similar.
Butifarra com feijão Branco

Ingredintes: 2 pessoas

Duas linguiças de porco condimentada
200 gr de feijão branco
1 cabeça de alho
3 folhas de louro
3 costelas de porco fresca magra

Preparo:
Colocar um dia antes o feijão branco de molho. Depois ferver o feijão branco com as costelas de porco e com  a cabeça de alho e as folhas de louro. Quando estiver cozido coar. Em uma frigideira com azeite de oliva doure a costela e reserve. No mesmo azeite ( agora com fogo mais baixo) fritar a linguiça com a frigideira tampada e aos poucos vá furando a linguiça para que fique bem cozida por dentro.Depois de fritas reserve e logo em seguida frite ligeiramente o feijão branco no mesmo azeite.
Um outra opção para fazer a linguiça é assar na brasa, fica bem melhor do que fritar.

Espero que tenham apreciado esse tour por Valle de Boí e um de seus pratos típicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário